Rancho Folclórico de Unhais da Serra

Rancho Folclórico de Unhais da Serra

Historial:

 

O Rancho Folclórico de Unhais da Serra foi fundado em 1976 pela D. Maria da Luz Fabião e o Sr. António Chiquita.

Este Rancho teve a sua primeira actuação em público numa festa que promoveu e realizou por ocasião do “Dia Mundial da Criança” no dia 1 de Junho de 1976. Na época era essencialmente composto por crianças com idades que variavam entre os 6 e os 9 anos.

É evidente que os componentes do grupo  foram crescendo não só na idade mas também no aperfeiçoamento das danças e cantares. Por esta razão criou-se o Grupo Juvenil / Adulto. Deste modo constitui-se um grupo de jovens com provas dadas, na recolha da etnografia das danças e cantares da nossa região, Serra da Estrela (Beira Baixa)

Este Rancho é composto por 4 grupos                                                   

  • O Juvenil / Adulto
  • O Grupo de Bombos
  • As Adufeiras
  • Cantares Populares “Gira Estrela”, fundado em 1989

É nas pessoas mais antigas da nossa Vila que são elaboradas todas as recolhas, da etnografia e folclore que o nosso Rancho representa, Trajes e Utensílios, Danças e Cantares usados pela nossa comunidade nos finais do século XIX e início do século XX.

Reconstruímos recentemente uma casa antiga, com mais de 100 anos onde temos a nossa Sede, Sala de Convívio e Museu Etnográfico, com todas as recolhas feitas pelo Grupo ao longo dos anos.

 

 

A Tocata é composta por; Bombos, Caixas, Adufes,Pifaro,Torlecas, Reco-Reco (todos de fabrico artesanal), Ferrinhos, Viola, Realejo, Concertina e Acordeão. Dela soam belas músicas que em conjunto com os cantares simples, mas belos e melodiosos se reflectem nas lindas danças que recordam com saudade a salutar alegria dos tempos de outrora.

 

O Rancho foi condecorado com a medalha de Prata – Mérito Cultural da Freguesia de Unhais da Serra é membro da Federação de Folclore Português, filiado no I.N.A.T.E.L e inscrito no Registo Nacional de Associações Juvenis (R.N.A.J.).

Ao longo dos anos o Rancho tem tido inúmeras digressões de Norte a Sul do País, participações em Festivais de Folclore Nacionais e Internacionais, Feiras de Agricultura, Artesanato, Gastronomia e Comerciais em vários programas de Rádio e Televisão: “Canta connosco” em 1983 na RTP; “As Janeiras”; “Ponto por Ponto” em 1989 na RTP; “Natal dos Hospitais” em 1990 na RTP; “Feira de Gastronomia de Santarém” em 1995 SIC, RTP, TVI; “Tudo pelos Outros” em 1996 SIC; “Praça da Alegria”, 1997 e 2000 RTP.

Tornou-se Internacional em 1987 ao efectuar uma digressão por vários Países Europeus (Espanha, França, Alemanha e Luxemburgo), em Abril de 2000 participou na Semana Portuguesa em França (St. Genis Laval), em Julho de 2005 esteve presente no Festival Internacional de Pontevedra (Espanha), em Março de 2006 esteve presente na cerimónia de Geminação entre Le Longeron (França) e Unhais da Serra, em Agosto 2006 efectuou uma digressão à Ilha da Madeira, em Setembro de 2010 este presente em Santiago de Compostela (Espanha).Participou na Semana Cultural da Escola Arca de Noé e dia de Portugal em Le Longeron em França em Junho de 2013.

Actividades:

Organizamos o Tradicional Cantar das Janeiras, Festival Nacional e Internacional de Folclore, Jogos Tradicionais, Colóquios, Debates, Exposições, Semana Cultural da Vila de Unhais da Serra, Feira Rural e Tradicional, temos editadas quatro cassetes oficiais do Grupo e um CD.

As Danças:

Farrapeira, Pastora, Subi à Serra da Estrela, Monda, Loureiro da Portela, Mineiro, Margarida Moleira, Canta o Pintassilgo, Mata Aranha, Tolo, Para a frente é que Brica a Gente, A Gente da Aldeia, Baile Mandado, Fado, entre outras.

 

As Modas de Trabalho:

Como vindimas, sachas, ceifa, mondas, pastorícia, romaria e domingueiras.

Os Trajes:

Domingueiros, Romaria, Trabalhadores do Campo e Pastores.

 

Morada:

Rancho Folclórico de Unhais da Serra
Rua da Levada, 55
6215 – 649  Unhais da Serra

Contactos:

E-Mail: unhaisrancho@gmail.com

Fax: 275971279

Grupo:

Telemóvel/ 92220866

Presidente:

António Quintela/ 962388574

Director Técnico:

Hugo Fabião/965387275

Relações Publicas:

Filipe Fabião/966884697